Lagoa Azul: Descubra o Paraíso Secreto de Itapemirim!

Compartilhe com seus amigos!

Você já ouviu falar da “Lagoa Azul” de Itapemirim? Aliás, quem segue os principais perfis do turismo capixaba no Instagram, por certo, já viu alguma coisa a respeito… Mas a lagoa é azul mesmo? Por que ela tem essa cor? É natural? Descubra a resposta de todas essas perguntas agora!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização da Lagoa Azul

A Lagoa Azul está localizada na Ilha do Gato, zona rural de Itapemirim, cidade litorânea do sul do Espírito Santo, que fica a 104 km de Vitória. Ela começou a ter notoriedade no Instagram quando vários ciclistas começaram a postar fotos com sua bike no famoso trampolim da lagoa.

Isso aconteceu porque pouco antes disso, recebi um vídeo do Fábio Macina (condutor turístico local), que até postei no Instagram. Aliás, eu até achei que fosse a Lagoa Azul de Aracruz; porém, se tratava dessa lagoa em Itapemirim!

A repercusão do vídeo no Instagram

O vídeo chamou a atenção das pessoas, que começaram a perguntar sobre o lugar, alguns começaram a ir (como o caso dos ciclistas que citei acima), foram postando suas fotos nessa rede social e aí… a Lagoa Azul começou a viralizar na Internet!

O interessante é que, ao ver uma foto ou vídeo do lugar, somos imediatamente levados à descrença de que a publicação tenha alguma edição ou filtro, porque não pode, chega ser inconcebível a existência de uma lagoa tão linda assim! Porém, ao chegar lá e ver que é daquele jeito mesmo… olha, é de ficar de queixo caído, viu?

E devido a toda essa repercussão, lógico, no dia em que fui lá (Domingo), o local estava simplesmente lotado! Gravei vários stories pra fazer divulgação e não entrei na lagoa. Porém, retornei depois durante a semana e aí não resisti: entrei também e dei uns mergulhos! Bom demais!

Informações importantes sobre a Lagoa Azul
  • A Lagoa Azul pertence a uma propriedade particular, a Casa da Roça, um sítio que promove diversos eventos.
  • A lagoa fica à beira de uma estrada de chão (essas estradas de roça), numa curva, onde há a propriedade particular ao lado com um quiosque.
  • ATÉ O MOMENTO, o acesso é LIVRE e sem a cobrança da entrada, porém, vi nos stories do sítio que já estão cercando o local, pra organizar melhor o acesso das pessoas.
  • O quiosque funciona nos finais de semana e feriados e serve bebidas, sendo proibido levar de casa.

Por que a lagoa tem essa cor azul?

É difícil até de acreditar, né, mas a cor da lagoa é 100% natural e diferente da Lagoa Azul de Aracruz, que tem aquela coloração em virtude de produtos químicos lançados no seu interior pela Fibria (Empresa de Celulose). Aliás, é até por esse motivo que há uma orientação de não tomar banho lá!

Porém, o grande segredo aqui está na argila existente no fundo da lagoa. Quando o proprietário fez a escavação, ele encontrou o lençol freático e assim, a argila, que é predominantemente azul! Além disso, no perfil da Casa da Roça tem até um post falando sobre essa argila azul, que é a mais rara de todas, conhecida como “argila dos faraós”!

De acordo com a postagem, a Argila Azul:

  • Desintoxica;
  • Remove impurezas;
  • Remove células mortas;
  • Tonifica a pele e
  • Ajuda a controlar a oleosidade.

Já a Argila Branca, também existente na lagoa:

  • Hidrata a pele;
  • É anti-inflamatório;
  • Esfoliante e
  • Clareadora.

Dando um giro pelos arredores da Lagoa Azul

Eu contornei a lagoa para que você possa ter uma noção completa de como é a estrutura do lugar! Veja as fotos abaixo:

Além disso, conversando com o proprietário, ele me falou que seu projeto é construir um deck ao lado da lagoa, estruturar o lugar com uma piscina (previsão de ficar pronta até Dezembro/2021) e mais pra frente, a construção de chalés, para atender ao público com hospedagem!

O que você precisa saber antes de ir na Lagoa Azul
  • A profundidade da lagoa é de aproximadamente 5 a 6 metros. Não há guarda-vidas no local; sendo assim, evite ir para o fundo, mesmo que saiba nadar! Atenção também às crianças;
  • O trampolim é a grande atração da lagoa. Porém, logo à frente onde se pula, não é muito fundo. Evite pular de cabeça, pois poderá se machucar ou sofrer uma lesão grave;
  • e puder, dê preferência para visitar o local durante a semana, pois, além de quase não ter ninguém, quanto menos se movimentar a lagoa, mais linda ela ficará pra tirar fotos!

E aí, curtiu esse novo ponto turístico capixaba? Eu achei MANEIRO! Agora é só organizar com a galera o dia de ir lá e #partiulagoaazul!

Como chegar:

Siga para o sul pelo litoral, passando por Guarapari, Anchieta e Piúma, até chegar em Itapemirim. Já no centro de Itaoca, passando pela Av Marataízes (avenida principal), continue em direção a sul e ao avistar o Posto Ale (à sua direita), entre na R São José (próxima rua à direita) e siga até o final. Vire à esquerda, na Av Maurício de Souza e Silva e siga até o final, passando por uma estrada de chão. Quando chegar no asfalto, vire novamente à esquerda e siga adiante pela ES-490. Quando chegar no trevo, vire à esquerda e lá na frente, vire à direita. Siga em frente e vire à esquerda na primeira e única rua (é uma estrada de chão). Lá na frente, vire à esquerda na bifurcação e siga em frente até chegar na lagoa.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Itapemirim!

Desvendando o Mistério das Calcinhas na Trilha da Mãe D’Água
Monte Aghá: O Destino Ideal dos Amantes de Aventura!
O Frade e a Freira: Um dos Principais Cartões-Postais Capixaba!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário