Lagoa Azul - Itapemirim

Já ouviram falar da "Lagoa Azul" de Itapemirim? Quem segue os principais perfis do turismo capixaba no Instagram, por certo, já viu alguma coisa a respeito... Mas a lagoa é azul mesmo? Por que ela tem essa cor? É natural? Veja a resposta de todas essas perguntas nessa matéria!

 
 
Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Lá nós somos + de 44,6 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!
 
Localizada na Ilha do Gato, zona rural do município de Itapemirim, a Lagoa Azul começou a ter notoriedade no Instagram quando vários ciclistas começaram a postar fotos com sua bike no famoso trampolim da lagoa.
 

Isso aconteceu porque pouco antes disso, recebi esse vídeo do Fábio Macina (condutor turístico local) e postei no Instagram. Eu até achei que fosse a Lagoa Azul de Aracruz; porém, se tratava de outra lagoa - no sul do Espírito Santo, em Itapemirim!

O vídeo chamou a atenção das pessoas, que começaram a perguntar sobre o lugar, alguns começaram a ir (como o caso dos ciclistas que citei acima), foram postando suas fotos nessa rede social e aí... a Lagoa Azul começou a viralizar na Internet!
 

O interessante é que, ao ver uma foto ou vídeo do lugar, somos imediatamente levados à descrença de que a publicação tenha alguma edição ou filtro, porque não pode, chega ser inconcebível a existência de uma lagoa tão linda assim! Porém, galera, ao chegar lá e ver que é daquele jeito mesmo... olha, é de ficar de queixo caído, viu?
 

E devido a toda essa repercussão, lógico, no dia em que fui lá (Domingo), o local estava simplesmente lotado! Gravei vários stories pra fazer divulgação e não entrei na lagoa. Porém, quando retornei - aí sim, durante a semana - não tive como resistir e entrei também pra dar uns mergulhos! Bom demais, galera!!!
 

Algumas informações importantes sobre a Lagoa Azul:
 
Ela não está localizada em área pública, pertence a uma propriedade particular - a Casa da Roça, um sítio que promove diversos eventos.

A lagoa fica à beira de uma estrada de chão (essas estradas de roça), numa curva, onde há a propriedade particular ao lado com um quiosque.
 
ATÉ O MOMENTO, o acesso é LIVRE e sem a cobrança da entrada, porém, vi nos stories do sítio que já estão cercando o local, pra organizar melhor o acesso das pessoas.
 
O quiosque funciona nos finais de semana e feriados e serve bebidas, sendo proibido levar de casa.
 
 
Por que a lagoa tem essa cor azul?
 
É difícil até de acreditar, né, mas a cor da lagoa é 100% natural - diferente da Lagoa Azul de Aracruz, que tem aquela coloração em virtude de produtos químicos lançados no seu interior pela Fibria (Empresa de Celulose) - e é até por esse motivo que há a orientação de não tomar banho lá!

 
O grande segredo, pessoal, está na argila existente no fundo da lagoa. Quando o proprietário fez a escavação, ele encontrou o lençol freático e assim, a argila - que é predominantemente azul! Demais, né não?

No perfil da Casa da Roça tem até um post falando sobre essa argila azul, que é a mais rara de todas, conhecida como "argila dos faraós"!

De acordo com a postagem, a Argila Azul:

- Desintoxica;
- Remove impurezas;
- Remove células mortas;
- Tonifica a pele e
- Ajuda a controlar a oleosidade.

Já a Argila Branca, também existente na lagoa:

- Hidrata a pele;
- É anti-inflamatório;
- Esfoliante e
- Clareadora.


Eu contornei a lagoa para dar a vocês uma noção completa de como é a estrutura do lugar! Vejam as fotos abaixo:
 
 
Conversando com o proprietário, ele me falou que seu projeto é construir um deck ao lado da lagoa, estruturar o lugar com uma piscina (previsão de ficar pronta até Dezembro/2021) e mais pra frente, a construção de chalés, para atender ao público com hospedagem! Já pararam pra imaginar como ficará irado o lugar? Demais, né? Que Deus abençoe esse propósito, fazendo com que tudo dê certo!

Precisamos muito, pessoal, apoiar o empreendedor capixaba, pois são através de iniciativas assim que o turismo do nosso Estado cresce, entenderam? O Terra Capixaba apoia 100% esse empreendimento!!!
 
 
Fiquem atentos agora às orientações abaixo, pois são fundamentais para garantir a todos um bom entretenimento, sem problemas futuros, ok?

- A profundidade da lagoa é de aproximadamente 5 a 6 metros. Não há guarda-vidas no local; sendo assim, evite ir para o fundo, mesmo que saiba nadar! Atenção também às crianças;
- O trampolim é a grande atração da lagoa. Porém, logo à frente onde se pula, não é muito fundo. Evite pular de cabeça, pois poderá se machucar ou sofrer uma lesão grave;
- Se puder, dê preferência para visitar o local durante a semana, pois, além de quase não ter ninguém, quanto menos se movimentar a lagoa, mais linda ela ficará pra tirar fotos! Caso só seja possível visitar no fim de semana, esteja atento(a) às regras de distanciamento social e siga os protocolos de saúde em virtude da Pandemia da COVID-19.
 

E aí, curtiram esse novo ponto turístico capixaba? Eu achei MANEIRO! Agora é só organizar com a galera o dia de ir lá e #partiulagoaazul!
 
Ah, assistam também os stories desse passeio, eles estão salvos nos Destaques do Terra Capixaba como "Lagoa Azul"! Boa diversão pra vocês e até a próxima, pessoal!
 
Como chegar: 
 
Siga para o sul pelo litoral, passando por Guarapari, Anchieta e Piúma, até chegar em Itapemirim. Já no centro de Itaoca, passando pela Av Marataízes (avenida principal), continue em direção a sul e ao avistar o Posto Ale (à sua direita), entre na R São José (próxima rua à direita) e siga até o final. Vire à esquerda, na Av Maurício de Souza e Silva e siga até o final, passando por uma estrada de chão. Quando chegar no asfalto, vire novamente à esquerda e siga adiante pela ES-490. Quando chegar no trevo, vire à esquerda e lá na frente, vire à direita. Siga em frente e vire à esquerda na primeira e única rua (é uma estrada de chão). Lá na frente, vire à esquerda na bifurcação e siga em frente até chegar na lagoa.

 

 

Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...