Vila de Regência - Linhares

Certos lugares possuem alguns "adjetivos" que só são compreendidos quando efetivamente se está lá - um exemplo disso é a Vila de Regência! Após uma visita de dois dias, compreendi o porquê dela ser chamada pelos moradores e turistas de "Vila Mágica" - e é isso que eu te conto nessa matéria!

 
 
Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Lá nós somos + de 45,6 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!
 

Regência Augusta (ou a Vila de Regência) é um distrito de Linhares, cidade localizada ao norte do Espírito Santo. Ela fica a aproximadamente 51 Km da sede do município e é muito famosa em virtude do surf - a vila possui a melhor onda do Espírito Santo e uma das melhores do Brasil!

Porém, foi através de um desastre ambiental que esse pequeno vilarejo ficou conhecido mundialmente - mais precisamente a partir do dia 05 de Novembro de 2015, quando as barragens da Samarco em Mariana (MG) se romperam e todo a lama foi levada pelo Rio Doce até desembocar no mar, justamente onde a Vila de Regência está!

 
E como se encontra a vila nos dias atuais, pós desastre ambiental e a pandemia do Covid-19?

Economicamente, tentando se reerguer, depois que essas duas ondas avassaladoras tiraram completamente o fôlego financeiro da economia local. Poucos permaneceram e tentam, dia a dia, gerir seu negócio.

Mas independente desse contexto econômico, o que se vê é uma vibe completamente diferente de muitos lugares. Regência não é apenas uma vila de pescadores; ou o melhor pico capixaba de surf. Sua essência vai além - e isso pode ser visto nas diversas plaquinhas espalhadas pelas ruas!



Além disso, o visual rústico e deserto da praia, principalmente ali na foz do Rio Doce, dá um tom especial ao lugar, tornando-o único e isso é incrível!

Eu acordei bem cedo para ver o sol nascer - recomendo a vocês fazerem também - e que espetáculo! Sério, na boa... a cada descoberta sobre a vila, vinha na minha mente: "Por que não tinha vindo aqui antes? Que lugar mágico!"


E falando no rio, a vila conta com um "portinho", onde os barcos ficam atracados. No local ainda foi construído um deck, de onde se tem uma vista privilegiada do mar! É o tipo de lugar pra parar e contemplar a paisagem, além de tirar trocentas fotos pra postar depois nas redes sociais!


 
E o Rio Doce não foi coprotagonista só nesse passado recente, envolvendo o desastre de Mariana - mas também na época do Império, juntamente com o Farol da Barra, onde um nome se sobressaiu e entrou de vez para a história: Caboclo Bernardo! Já ouviram falar desse nome?

 
O museu localizado na praça da vila mostra em detalhes essa história - que eu contarei em breve pra vocês nas futuras postagens, ok?
 
Não pude visitá-lo porque ele está fechado em virtude da pandemia, porém, com previsão de reabertura até o final desse ano!
 
 
Em Regência há uma Base de Proteção das Tartarugas Marinhas, localizado na Reserva Biológica de Comboios - distante pouco mais de 7 Km da vila.
 
Próximo ao Farol da Barra e ao museu está localizado o Centro Ecológico, uma espécie de sede de apoio do Projeto Tamar, com uma exposição arqueológica de diversas espécies das tartarugas e outros animais, como golfinhos, por exemplo - além de uma ossada incrível da Baleia Jubarte!
 
 
Vocês viram no início que as plaquinhas dão o tom do clima do lugar, né? E um entretenimento que achei fantástico foi explorar as trilhas que existem por lá!
 
Perto da pousada onde me hospedei fica a Trilha da Ritinha; próximo dali está a Trilha do Farol, a que eu mais gostei, onde vi diversos cajueiros (eles estão espalhados por toda a vila) e me lembrou demais as trilhas do Parque Estadual Paulo César Vinha em Guarapari!
 
No Centro Ecológico tem ainda a Trilha do Porto, com diversas árvores nativas ao seu entorno, além de algumas espécies que podemos encontrar pelo caminho...
 

E falando nelas, caminhando pela vila eu vi um casal de guaxinins, vi muitas locas de guaiamuns (consegui ver um bem de perto), os pássaros cantam livremente pelas ruas... gente, é outro clima, outra vibe, tá?
 
Em Regência, a natureza é MUITO PRESENTE - e pra um lugar que sofreu o desastre ambiental que foi aquela tragédia de Mariana, isso é muito bom!
 

Pessoal, escrevi essa matéria com o objetivo de inspirá-los a conhecer e descobrir esse Estado incrível que é o Espírito Santo! Minha ida a Regência fez parte de um projeto pessoal, onde visitei durante 10 dias seguidos, 5 cidades litorâneas do norte capixaba - e a "Vila Mágica" foi a primeira!

Tirei muitas fotos, fiz vários stories (grande parte já estão salvos nos Destaques) e tenho muito material para compartilhar com vocês! Fiquem atentos às próximas matérias e principalmente ao perfil do Terra Capixaba no Instagram, blz?

Visitem Regência! Descubram suas belezas naturais e conheçam o povo simpático e cativante da vila! Garanto que sua experiência será única - assim como foi pra mim também!

Como chegar:

Partindo da Grande Vitória, pode-se passar pela BR-101 ou a ES-010; a segunda opção passa por Aracruz e à primeira vista parece até ser mais perto, porém, a partir de Barra do Riacho, o asfalto termina e aí é estrada de chão até chegar em Regência. Indo pela BR é bem mais tranquilo, pois o trajeto é todo asfaltado. Chegando em Bebedouro, vire à direita na rotatória, seguindo pela ES-440 até chegar no litoral. Quando estiver perto do destino, aí sim, seguirá pela estrada de chão, que é a única opção. Ao chegar na Base do Projeto Tamar, vire à esquerda e siga em frente + 7 Km até chegar no destino.
 
  
 
Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...