Cais da Barra - Conceição da Barra

Você conhece a história do antigo Trapiche de Conceição da Barra? Ele está localizado no Cais da Barra, lugar onde se vê um dos pores do sol mais lindos do Espírito Santo! Eu estive por lá e nessa matéria eu conto como foi minha visita no principal cartão postal da Cidade! Bora comigo!!!
 
 
 
Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Lá nós somos + de 46,7 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!
 
Como é a primeira vez que falo de Conceição da Barra por aqui, vamos nos situar: o município está localizado no extremo norte capixaba, fazendo divisa com a Bahia ao norte e São Mateus ao sul. A distância da Capital é de 256 Km.

Eu sempre tive vontade de conhecer esse município e a oportunidade veio quando fiz um tour pelo Litoral Norte Capixaba, onde fui de Aracruz a Conceição da Barra, numa viagem que durou 10 dias!

Cheguei à tarde no hotel e já me deram a dica de não perder o pôr do sol no Cais da Barra! E olha, ainda bem que corri logo pra lá, pois galera, o visual do lugar é lindo demais!

A pracinha que tem no cais compõe seu belíssimo visual, juntamente com o Rio Cricaré e a Casa da Cultura!
 

Mas antes de falar do pôr do sol, quero lhes contar a história do antigo Trapiche de Conceição da Barra, onde atualmente funciona a sede da Casa da Cultura!
 
 
Construído pelo português João Bastos de Almeida Pinto em 1786, o antigo Trapiche já passou por diversos donos e ramos de utilização ao longo de sua história, tendo sido até sede de empresa e de hotéis!
 
A Prefeitura Municipal o adquiriu em 2014, com intuito de valorizar as manifestações culturais e artísticas do município e o transformou na Casa da Cultura "Hermógenes Lima da Fonseca"!

 
Infelizmente não pude visitar o interior do prédio, que segue fechado por tempo indeterminado para reformas. E se vocês observarem a foto abaixo, verão que está precisando de um upgrade mesmo, e pra ontem...


E não é à toa que o Cais da Barra é o principal cartão postal da cidade... sua estrutura rústica, traz um ar muito agradável e é muito gostoso ficar ali, contemplando a paisagem e claro - tirando muitas fotos também, né?
 

Agora, no final do dia, a atração principal fica por conta mesmo do pôr do sol! E vou falar uma coisa pra vocês: Essa é um município privilegiado, que conta com um dos pores do sol mais lindos do Espírito Santo! E olha que nem citei Itaúnas (que muitos acham se tratar de uma cidade, mas na verdade, é um distrito de Conceição da Barra)!
 
 
A beleza desse pôr do sol é bem singular e lembra muito o do Ceará, lá em Jericoacoara, porém, enquanto lá o sol se põe no mar, aqui é no manguezal, mas a semelhança está no céu, totalmente sem nuvens, onde o que se vê é aquela bola de fogo enorme descendo até o horizonte - um verdadeiro espetáculo!!!

 
E o espetáculo continua mesmo depois que o sol se põe com o crepúsculo, formando-se um show de cores no céu! Confesso a vocês que ter testemunhado essa maravilha da natureza com meus próprios olhos, já me fez ganhar o meu dia!
 

Então já fica a dica: quando forem à Conceição da Barra, o Cais da Barra é um dos lugares que DE FORMA NENHUMA vocês podem deixar de visitar, ok?
 
E se quiserem assistir os stories que estão salvos lá nos Destaques do Instagram, basta clicar nesse link!

Como chegar:

Partindo da Grande Vitória, siga pela BR-101 até São Mateus e depois a ES-422. Ao chegar em Conceição da Barra, siga pela Rod Adolfo Serra até chegar na Av Atlântica, na beira mar. Quando avistar uma rotatória, vire à direita e depois à esquerda na R Muniz Freire. Siga reto até chegar na pracinha do Cais da Barra.

 
 
Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...