Capelinha e Passarelas de Guriri - São Mateus

Além de suas belíssimas praias, Guriri possui também 2 pontos turísticos bem tradicionais no balneário, que são a Capela Nossa Senhora dos Navegantes - popularmente conhecida como a Capelinha de Guriri - e as Passarelas de Guriri. Nessa matéria eu falo um pouco sobre eles! Bora lá?
 
 
 
Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Lá nós somos + de 49,6 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!
 
A Capela Nossa Senhora dos Navegantes - a Capelinha de Guriri - está localizada na Praia de Guriri, ao lado da Passarela Nº 1 Sul, praticamente na direção da Av Governador Eurico Vieira de Rezende, a principal avenida do balneário, onde estão concentrados os bares e restaurantes locais.

É uma capela bem antiga - foi construída em 1975 pelas famílias Bonomo e Cordeiro, dedicada para Iemanjá. Tempos depois essas famílias se converteram ao catolicismo e abandonaram a capela. No ano de 2002, uma comunidade católica local iniciou, junto com os moradores, uma restauração na capela e a partir daí, ela foi convertida ao catolicismo! Vocês conheciam essa história?
 
 
E uma curiosidade: diariamente o sino da capela é tocado às 18 hs, chamando os fieis para orar e receber as bênçãos de Nossa Senhora dos Navegantes. Nesse mesmo horário também é rezado o terço, de Terça a Domingo.
 
 
Conheça também em Guriri:
 
 
Falando agora das Passarelas de Guriri, elas já são um dos cartões postais mais fotografados da região - até perfil no Instagram (@passarelasdeguriri) elas tem!
 
As passarelas foram construídas em 2019 e fazem parte de um projeto de revitalização da orla, cujo objetivo foi reduzir o impacto ambiental, além de proporcionar às pessoas com mobilidade reduzida, a acessibilidade à praia - muito interessante essa iniciativa, heim?

Esse projeto tem 2 etapas e a primeira foi concluída no segundo semestre de 2020, onde foram entregues 8 passarelas, sendo 6 em Guriri Norte e 2 em Guriri Sul. Na segunda etapa do projeto, mais 11 passarelas serão entregues, totalizando 13 passarelas no lado Sul - Fonte: Prefeitura de São Mateus.

Na prática, ficou assim: a passarela Nº 6 está localizada no extremo Norte, ao lado do Parque Aquático, como vocês podem ver nas fotos abaixo:
 

As passarelas são bem espaçadas e seu piso é de madeira, o que facilita o escoamento da água para a restinga. Além disso, elas ajudam na sua preservação, pois impedem o contato das pessoas com a vegetação nativa da praia, proporcionando assim sua regeneração!

Sem falar que elas ficaram lindas demais e são um convite para muitas e muitas fotos pra postar depois nas Redes Sociais, né? Ah, antes que eu me esqueça: Vocês já tiraram fotos aí?
 
 
Cada passarela tem um totem com uma numeração para facilitar a referência de localização na praia!

 
A partir da Passarela Nº 3, seguindo em direção ao Sul, encontrei diversas plaquinhas com frases educativas e motivacionais - algumas até em espanhol, onde estava escrito: "La vida es una aventura, no un viaje" - Meeeeeeeexe!

 
Alguns moradores ilustres também podem ser avistados ao longo do calçadão, como foi o caso dessa coruja aí que eu tive a felicidade de fotografar!

 
Chegando na Passarela Nº 1 Norte, encontraremos a capelinha e a rua principal de Guriri, como citei nos parágrafos iniciais. Na última foto, galera, vocês podem ver essa rua, vista a partir do calçadão!


Parabéns à Prefeitura de São Mateus por essa iniciativa que de uma só vez, trouxe inclusão social, preservação ambiental e deixou a orla da praia muito mais bonita! E vocês, curtiram também? Me contem aí nos comentários!
 
Os stories sobre os pontos turísticos dessa matéria estão salvos lá nos Destaques do Instagram, basta clicar nesse link! Assistam porque tá maneiro!!!

Como chegar:

Partindo da Grande Vitória, siga pela BR-101 até São Mateus. Após passar a Petrobrás e a Ideal Terraplanagem, vire à direita na Av Jones dos Santos Neves, depois à esquerda na R João Evangelista Monteiro Lobato, à direita na R Antônio Pereira de Aguiar, à direita na R Monsenhor Guilherme Schimidt e continue para a Rod Othovarino Duarte Santos (ES-315). Siga em frente até chegar na praia.

 
 
Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...