Pedra do Siribeira - Guarapari

Pedra do Siribeira: Já ouviram falar desse nome? Localizada no centro de Guarapari, essa pedra faz divisa entre as praias da Areia Preta e das Castanheiras! Mas ela é muito mais do que uma pedra que divide uma praia da outra - nessa matéria eu conto pra vocês um pouco de sua história!
 
 
 
Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Lá nós somos + de 46,8 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!
 
Como citei no início, a Pedra do Siribeira vai muito além de ser uma simples pedra que divide uma praia da outra... na verdade, o local entrou definitivamente para a história da cidade de Guarapari no ano de 1947 - mais precisamente no dia 18 de Fevereiro desse ano, quando surgiu o famoso Siribeira Iate Clube - famoso nas décadas de 60 e 70, onde aconteceram os melhores carnavais do Estado - que tiveram inclusive, a participação de Elza Soares, Garrincha e até o Presidente Getúlio Vargas! (Fonte: Blog Tudo é Mara)
 
 
O Siribeira Iate Clube não conta hoje com os mesmos dias de glória do passado, mas o local - a Pedra do Siribeira (também conhecida como Pedra da Paquera) - é um excelente lugar para contemplação da natureza ao redor!
 
São dois os acessos: um feito pelas pedras no início da Praia da Areia Preta e o outro, pelo portão do Siribeira Iate Clube.

 
O visual já a partir dali é incrível! E detalhe: na foto abaixo dá pra ver uma piscininha natural que se forma com a subida da maré! Eu mesmo já fiquei aí algumas vezes quando a Praia da Areia Preta estava muito lotada! Dá pra curtir bem e até dar uns mergulhos!

 
Mas por que a pedra tem esse nome? Vocês já pararam pra se perguntar? Caminhando ali entre as pedras, já temos a resposta:

Siriba ou Siribeira é o nome de uma árvore curvada pelo vento, localizada entre as pedras ali do local, numa poça d'água alimentada pela maré alta (foto abaixo); seu nome científico é Avicennia Schaueriana (Mangue Branco) e essa árvore incide em locais mais secos do manguezal e em beiras de praia onde há muita salinidade! Interessante que sua casca (o tanino) é usada pelos artesãos para tingir de negro as panelas de barro, onde é preparada a famosa Moqueca Capixaba! (Fonte: Site Morro do Moreno)

 
Do lado direito dá pra ver a Enseada Azul bem ao longe e dando a volta, logo à esquerda vemos a Praia dos Namorados e a Praia das Virtudes e em segundo plano, a Praia do Morro!

 
Interessante que na foto abaixo, bem no canto inferior direito, é onde antigamente funcionava um aquário marinho, o Planet Sub! Eu estive lá em 2013, até publiquei uma matéria aqui no Terra Capixaba, mas retirei do ar porque, infelizmente, ele não existe mais... no local haviam duas piscinas de água salgada com peixes! Era muito legal... até pinguim tinha lá! Dá uma pena, quando lembro disso, sabe...

 
Atualmente, no Siribeira Iate Clube funciona uma marina para o atracamento de embarcações, com vista para a Praia das Castenheiras! Vejam só a transparência da água na foto abaixo!!!


Agora, a Pedra do Siribeira é um lugar TOPZERA pra curtir o nascer do sol! Eu já fui lá uma vez e olha, vale muito à pena, tá? O visual, as cores do céu, tudo... é incrível demais!!!
 
 
E com as altas da maré, algumas piscininhas naturais são formadas ali, proporcionando belíssimos cenários pra tirar fotos e postar no Instagram!

 
Sem contar a vista impressionante que temos das praias que ficam ao redor! As fotos abaixo mostram respectivamente, a Praia do Meio, Praia das Castenheiras e a Praia dos Namorados - é um visual de encher os olhos, né não?


Além dessa matéria, vocês podem assistir também aos stories que estão salvos lá nos Destaques do Instagram, basta clicar nesse link!
 
Pra finalizar, fica aí minha dica pra vocês: quando estiverem em Guarapari, aproveitem para visitar a Pedra do Siribeira! É um lugar muito maneiro e acredito que irão gostar demais!

Como chegar:

Ao chegar em Guarapari, siga para o sul e após passar a ponte do centro de Guarapari, vá pela Av Dr Roberto Calmon até o semáforo onde vira à direita na Rua Pedro Caetano; siga até à Rua Simplício Rodrigues, vire à esquerda e siga até a Rua Dr Silva Melo, que dá na rua da praia. Chegando lá, vire à esquerda e siga na Av Des Lourival de Almeida, que é a avenida da Praia das Castanheiras.

 
 
Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...