Praia de Regência - Linhares

A Praia de Regência tem uma importância muito grande para o surf capixaba, pois é lá que está a melhor onda do Espírito Santo e uma das melhores do Brasil! Estive em Regência, não fui para surfar, mas pra conhecer o lugar - e nessa matéria eu conto pra vocês como foi essa experiência!
 
 
 
Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Lá nós somos + de 50,1 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!
 
Pra quem não sabe, Regência é um distrito de Linhares que fica no norte do Estado. Nessa matéria eu escrevi um pouco sobre essa vila mágica, é só clicar nesse link aí e conferir depois, ok?
 
E antes de falar da praia, é preciso entender um pouco da vibe do lugar! Percorrendo suas ruas, encontrei várias plaquinhas que falavam sobre o respeito, amor e a conexão com a natureza! E isso também se vê nas pessoas que moram lá, é incrível! Só aí já dá pra entender que Regência Augusta não é um lugar qualquer...
 
 
Além disso, a praia está localizada numa APP - Área de Proteção Permanente, que é a Reserva Biológica de Comboios, onde inclusive há uma Base de Proteção das Tartarugas Marinhas, distante pouco mais de 7 Km da vila.

Na entrada da praia tem até uma placa advertindo sobre as luzes à noite, pois desorientam os animais, principalmente as tartarugas que vem fazer sua desova no local.

 
A praia em si é deserta, porém, muito frequentada em época de campeonato de surf, ou então, quando tá dando onda, pois como citei no início, é aí que estão as melhores ondas do Espírito Santo!

Sendo assim, entrar num mar com essas características é muito arriscado, principalmente pra quem vem de fora e não conhece ainda o lugar. Eu, por exemplo, não me arrisquei a entrar, pois me informaram que logo na entrada já é fundo. Então, segurança em primeiro lugar, né galera?

 
Porém, as ondas não são o único entretenimento da vila, pelo contrário, lá tem muita coisa pra se ver e fazer! É sério! E o que eu me propus a fazer foi acordar cedo para ver o sol nascer - e garanto que foi uma experiência incrível!

Eu fui caminhando para o norte até a foz do Rio Doce e pude registrar essas fotos aí: Deem só uma olhada!


Incrível, né não? Fora que quando cheguei lá, uma névoa pairava sobre o Rio Doce, formando um visual arrebatador!
 
 
Hoje, 6 anos após o desastre de Mariana (no dia 05 de Novembro de 2015 as barragens da Samarco em Mariana - MG se romperam e toda lama foi levada pelo Rio Doce até desembocar no mar, justamente onde a Vila de Regência está), o rio aparentemente voltou à sua coloração normal, porém, não se sabe ao certo o que tem de poluente no fundo, né... eu não tive coragem de tomar banho lá.

 
Agora prestem atenção nessa árvore e observem nas fotos abaixo sua localização! Praticamente na areia da praia, recebendo água salgada diariamente! Aí teu te pergunto: Como ela sobrevive a isso? Se souberem a resposta, me contem nos comentários! 😂
 

Concluindo: se vocês curtem pegar uma boa onda, a Praia de Regência é pra vocês, mas se não, também é, pois como mostrei nessa matéria, a praia vai muito além do surf! Mas é claro que pretendo voltar pra ver ao vivo sim, um campeonato por lá, por que não, né?  
 
Ah! Tem stories sobre minha ida à Regência salvos nos Destaques do Instagram, basta clicar nesse link e assisti-los!

Como chegar:

Partindo da Grande Vitória, pode-se passar pela BR-101 ou a ES-010; a segunda opção passa por Aracruz e à primeira vista parece até ser mais perto, porém, a partir de Barra do Riacho, o asfalto termina e aí é estrada de chão até chegar em Regência. Indo pela BR é bem mais tranquilo, pois o trajeto é todo asfaltado. Chegando em Bebedouro, vire à direita na rotatória, seguindo pela ES-440 até chegar no litoral. Quando estiver perto do destino, aí sim, seguirá pela estrada de chão, que é a única opção. Ao chegar na Base do Projeto Tamar, vire à esquerda e siga em frente + 7 Km até chegar no destino.
 
  
 
Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...