Centro Ecológico de Regência - Linhares

Vocês curtem "Ecoturismo"? Se interessam pelo assunto? Sabiam que em Regência tem uma Base de Proteção das Tartarugas Marinhas, localizada na Reserva Biológica de Comboios - e bem no coração da Vila fica a sede de apoio? Eu estive por lá e nessa matéria conto como foi essa visita!
 
 
 
Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Lá nós somos + de 54 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!
 
É próximo ao Farol da Barra e ao museu, na Vila de Regência, que está localizado o Centro Ecológico, uma espécie de sede de apoio do Projeto Tamar, com uma exposição arqueológica de diversas espécies das tartarugas e outros animais, como golfinhos, por exemplo - além de uma ossada incrível da Baleia Jubarte!
 
A fachada da sede é bem rústica e simples, mas seu conteúdo é fantástico!
 
 
Ao entrar na sala principal, já nos deparamos com essa tartaruga gigante aí! A "Tartaruga de Couro", ou "Tartaruga Gigante" pesa em média 400 Kg e chega até a 1,78 metros de carapaça!

 
Pra se ter uma ideia, a cabeça dela é um pouco maior que a mão de um adulto! Outra curiosidade dessa espécie é que a área de desova fica no litoral norte capixaba, próximo à foz do Rio Doce.

 
Na parede ao lado estão expostos os cascos de outras espécies: A Tartaruga de Pente, logo abaixo as Tartaruga Oliva e Tartaruga Verde, e ao lado, a Tartaruga Cabeçuda.
 
O que ambas tem em comum é o fato da área de desova ir do litoral norte do Rio de Janeiro ao litoral sul do Rio Grande do Norte! Elas fazem sua desova no litoral norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ilhas Oceânicas de Trindade (ES) litoral norte da Bahia, sul de Alagoas, Sergipe, Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE), litoral sul do Rio Grande do Norte e na Reserva Biológica do Atol das Rocas (RN).


Na mesma sala tem ainda alguns potes em conserva com ovos, embriões e filhotes de tartaruga!
 
 
Um painel acima desses vidros em conserva explica o cronograma do trabalho que o Projeto Tamar desenvolve em Regência:

- À noite, fêmeas desovam nas praias protegidas do calor e predadores;
- A Equipe Tamar marca e mede as fêmeas à noite;
- O monitoramento é realizado por tartarugueiros (moradores locais) e biólogos para identificar os ninhos;
- Os ninhos são marcados e telas de são proteção instaladas, para evitar a predação de raposas, tatus e etc;
- Filhotes iniciam sua aventura no mar;
- Após o nascimento dos filhotes, os ninhos são abertos para coleta de dados biológicos.
 
Vocês sabem como é o "Ciclo de Vida" de uma tartaruga?
 
As fêmeas fazem ninhos em formato de pêra, com aproximadamente 50 cm de profundidade, onde os ovos ficam protegidos e cobertos por uma espécie de muco e pela areia. E olha só que interessante: por terem uma casca flexível, não quebram ao cair uns sobre os outros! Após a postura, a fêmea cobre e camufla o ninho, para enganar eventuais predadores e 45 a 60 dias depois, dependendo da temperatura da areia da praia, os cerca de 120 ovos se rompem e nascem os filhotes! Demais, né não?
 
Ah! Em Regência, é proibido acender luzes à noite na praia, para não provocar a desorientação das tartarugas. E nas casas e postes em frente à praia e na boca do rio, são usadas lâmpadas amarelas. O tráfego de veículos motorizados também não é permitido! Muito importante isso, viu?

Numa outra sala estão expostos os crânios de diversas espécies de tartarugas e golfinhos, como o Golfinho Nariz de Garrafa, Golfinho de Risso e Boto Cinza; o crânio de uma Paca, além de um Baiacu empalhado.

 
Toda essa exposição interna é surpreendente, mas na minha opinião, a atração principal está do lado de fora do prédio da sede, onde está exposta a ossada de uma Baleia Jubarte!

Nem preciso dizer que é parada obrigatória para fotos, né?

E vocês sabiam que a Baleia Jubarte pesa em torno de 30 toneladas, pode chegar até 14 metros na fase adulta e sua expectiva de vida vai dos 45 a 50 anos? Ela está em 7º lugar no ranking das maiores baleias do mundo!

 
Mas a ossada da baleia não é o único gigante por ali não. Ali no quintal tem também a árvore de um cajueiro gigante! Cara, é impressionante o seu tamanho, galera!

 
Ali ainda tem um aquário e uma trilha, a Trilha do Porto, com diversas espécies de plantas e animais! Entretenimento é o que não falta nesse Centro Ecológico!


Eu curti demais essa visita ao Centro Ecológico de Regência, foi um passeio e tanto! Não só pelo entretenimento, mas também o conhecimento adquirido, que nos faz enxergar com outros olhos o nosso relacionamento com o meio ambiente! Fica aí minha recomendação a vocês, quando forem à Regência!

Horário de Funcionamento:

Terça à Sexta: de 8hs às 17hs
Sábados, Domingos e Feriados: de 9hs às 17hs
Entrada gratuita

Como chegar:

Partindo da Grande Vitória, pode-se passar pela BR-101 ou a ES-010; a segunda opção passa por Aracruz e à primeira vista parece até ser mais perto, porém, a partir de Barra do Riacho, o asfalto termina e aí é estrada de chão até chegar em Regência. Indo pela BR é bem mais tranquilo, pois o trajeto é todo asfaltado. Chegando em Bebedouro, vire à direita na rotatória, seguindo pela ES-440 até chegar no litoral. Quando estiver perto do destino, aí sim, seguirá pela estrada de chão, que é a única opção. Ao chegar na Base do Projeto Tamar, vire à esquerda e siga em frente + 7 Km até chegar no destino.
 
  
 
Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...