Praia da Biologia - Aracruz

Me respondam uma pergunta: de que tipo de praia vocês gostam? Praia urbana, bem movimentada ou praia deserta, naquele estilo rústico e selvagem? Se sua escolha foi a segunda opção, vocês precisam conhecer urgentemente a Praia da Biologia em Aracruz!
 
 
 
Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Lá nós somos + de 55,1 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!
 
A Praia da Biologia está localizada em Itaparica, Aracruz, às margens da ES-010 e tem esse nome porque fica próxima à EBMAR - Estação Biologia Augusto Ruschi, uma reserva natural dedicada a pesquisas, cultura e educação. Ela faz parte da APA (Área de Proteção Ambiental) Costa das Algas e o nome na demarcação do local se chama "Gramuté" - guarde esse nome, porque vou falar sobre ele mais tarde!

É uma praia pequena e com poucos metros de extensão, com aquele visual rústico e característico da maioria das praias de Aracruz: mar calmo e sem ondas, com arrecifes e vegetação ao redor.


Na verdade, a praia parece mais é uma grande piscina natural! Na maré baixa dá pra andar bastante para o fundo com a água abaixo da linha da cintura! É excelente para toda família, especialmente para crianças, pois além de curtir essa "piscinona", dá pra ver muitos peixinhos e caranguejinhos em meio às pedras e arrecifes!


Como falei no início, a faixa de areia na entrada principal da praia não é muito extensa. Caminhando para o lado direito, logo vocês encontrarão a mata mais fechada e um manguezal à sua frente. Ali é meio difícil de caminhar, pois além do que já citei, tem muitas pedras pontudas.


Já caminhando para o lado esquerdo, encontraremos outra enseada, mas que faz parte da praia. Ela é mais extensa e menos frequentada - na verdade, no dia em que estive lá, não tinha praticamente ninguém - eu nem gostei disso... 😆


É importante ressaltar que esse é o tipo de praia pra sair e descansar com a família, se desestressar, esquecer um pouco dos problemas do dia a dia e tal. Então, quando estiver aí, aproveite para tomar aquele banho de mar gostoso, apreciar o visual estonteante da praia, ou seja, curta o momento sem pressa, ok?  


Aí no final da praia tem uma entrada à esquerda para a Praia da Baleia, outra praia rústica, que não tem acesso pela rodovia, sendo essa a única forma de chegar até ela. E sobre essa praia, falarei numa outra ocasião!


Lembram da demarcação na placa chamada "Gramuté"? Então, isso gerou uma confusão enorme quanto ao nome da praia - que até então eu (e muita gente) a conhecíamos como Praia de Gramuté. Porém, a "verdadeira" Praia de Gramuté está localizada na divisa de Aracruz com Fundão - é a primeira praia do município pra quem vem do sul, logo depois do portal. Inclusive, tem até matéria sobre ela aqui no Terra Capixaba, vale a pena conferir!

Pra vocês terem uma idéia, eu fiz uma pesquisa no site da Prefeitura de Aracruz e lá a Praia da Biologia nem é citada. A única menção feita a ela com esse nome é no Google Maps. Loucura, né não? Eu falei sobre isso também nos stories que postei no Instagram, salvos nos Destaques. Confiram!

Enfim, independente do nome, tá aí mais uma praia capixaba que vocês precisam conhecer! Aproveitem quando forem lá pra dar um giro também nas outras praias da região, o litoral de Aracruz é incrível e um dos mais lindos do Espírito Santo! Fica aí a minha dica!

Como chegar:

O acesso se dá pela ES-010. Partindo da Grande Vitória, sigam em direção ao norte, passando pelos municípios da Serra e Fundão, indo em direção a Aracruz. Depois de passar o Sesc de Praia Formosa, fiquem atentos mais adiante à placa da Estação Biologia Augusto Ruschi, uma placa marrom que fica à beira da estrada, no lado direito. Entrem uma rua antes, a Rua Erick Lila, uma estrada de chão. No final está a praia. Vindo do norte, ao passar a Estação de Biologia Augusto Ruschi, entre na próxima rua à esquerda.
 
   
 
Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...