Farol do Rio Doce - Linhares

O Farol do Rio Doce é um dos principais pontos turísticos de Regência, localizada na cidade de Linhares! Mas você sabe o motivo? Sabia que, na verdade, existe uma história fantástica de heroísmo, de deixar os Vingadores no chinelo? Isso mesmo! Vem comigo que eu te conto tudo agora!
 
 
 
Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Lá nós somos + de 57,4 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!
 
Antes de mais nada, vamos nos situar um pouco sobre o lugar onde está o Farol do Rio Doce: Regência Augusta (ou a Vila de Regência) é um distrito da cidade Linhares, que fica no norte do Espírito Santo. Ela está a aproximadamente 51 Km da sede do município e é muito famosa em virtude do surf - a vila possui a melhor onda do Espírito Santo e uma das melhores do Brasil!!


A vila possui uma vibe incrível, inclusive, já postei algumas matérias sobre ela, confiram aí:


Lendo tudo isso que já escrevi, vocês perceberão que Regência é um daqueles lugares que é impossível não se apaixonar à primeira vista, é sério! E a história desse farol, galera, é muito, mas muito interessante mesmo e tem um protagonista que é amado até hoje na vila, que se chama "Caboclo Bernardo"! Já ouviram falar desse nome?

Vamos lá! O Farol do Rio Doce foi construído em 1895 com o objetivo de auxiliar a navegação, pois na foz do Rio Doce haviam muitos bancos de areia. Ele media 47 metros de altura - as fotos a seguir são apenas da cúpula, vejam só:


Voltando à história: na madrugada de 7 de Setembro de 1887, na época do Império, houve um naufrágio de um Cruzador Imperial, que chocou-se contra o pontal sul da barra do Rio Doce, a apenas 120 metros da praia! Uma pequena embarcação foi enviada à costa para pedir ajuda, a população local se mobilizou em ajudar, mas com o mar revolto, devido à tempestado, pouco se podia fazer!

Ao amanhecer, o pescador Bernardo José dos Santos lancou-se ao mar para levar até o navio um cabo de espia, por onde os tripulantes viriam um a um, pendurados, até a praia! Não foi uma tarefa nada fácil, por quatro tentativas, foi arremessado pelas ondas novamente para a praia; porém, na quinta tentativa, conseguiu chegar até o Cruzador Imperial e foi o grande protagonista desse ato heroico que salvou 128 tripulantes, de um total de 142!

Em virtude disso, nosso herói foi levado até a realeza no Rio de Janeiro, diante da Princesa Isabel e ela lhe perguntou então que recompensa ele queria, como ato de agradecimento pelo seu esforço; foi aí que ele pediu para que fosse instalado um farol para auxiliar na navegação! Caraca, o cara é mito mesmo, heim? Por isso que eu escrevi no início, quem são os Vingadores perto dele, né não?

Imaginem a cena: as ondas o arremessando na praia, uma, duas, três vezes e as pessoas falando: "Desista, é impossível, você não vai conseguir" - aí o nosso herói vira e fala: "Eu posso fazer isso o dia todo!" - Se joga no mar, vai até o navio e volta com grande parte da tripulação sã e salva? Caraaaaaaaaaaaca, dá um filmasso, heim? Pegaram a referência?


Quando construído, o farol tinha lentes refletoras e mecanismos de iluminação que sinalizavam para embarcações numa área de até 17 milhas da costa! Em 1998 foi tombado como Patrimônio Histórico, sendo restuarado 
em Junho de 2014, ano do cententário da memória do herói Caboclo Bernardo!
 

Ao lado do farol fica o Museu de Regência que também conta essa história. Porém, quando estive na vila, ainda estávamos na pandemia e por esse motivo, o local ainda não estava aberto para visitas.


Perto do farol fica também o Centro Ecológico de Regência, um outro lugar maneiro, que recomendo muito a vocês uma visita!


E aí, o que vocês acharam dessa história? Particulamente, eu achei incrível, pena que pouco divulgado aqui no Estado. Sou capixaba e nunca tinha ouvido falar desse feito histórico tão importante, acreditam nisso?

Agora fica aí meu convite: vão logo conhecer essa vila incrível que é Regência! E quando forem, se puderem, já deixo aqui meu pedido: Me levem, tá? 😂

Como chegar:

Partindo da Grande Vitória, pode-se passar pela BR-101 ou a ES-010; a segunda opção passa por Aracruz e à primeira vista parece até ser mais perto, porém, a partir de Barra do Riacho, o asfalto termina e aí é estrada de chão até chegar em Regência. Indo pela BR é bem mais tranquilo, pois o trajeto é todo asfaltado. Chegando em Bebedouro, vire à direita na rotatória, seguindo pela ES-440 até chegar no litoral. Quando estiver perto do destino, aí sim, seguirá pela estrada de chão, que é a única opção. Ao chegar na Base do Projeto Tamar, vire à esquerda e siga em frente + 7 Km até chegar no destino.
 
   
 
Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...