Praia do Netuno - Guarapari

Vocês já ouviram falar da Praia do Netuno? Essa praia de cenário paradisíaco, areias brancas e mar calmo, possui esse nome porque bem no meio dela, submersa numa pedra, ficava uma estátua do deus grego Netuno! Eu disse "ficava", né? Pois bem, vamos lá que nessa matéria eu conto essa história...
 
 
 
Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Lá nós somos + de 57,6 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!
 
Antes de contar a história que cerca a Praia do Netuno, vou mostrar como vocês chegarão lá! Ela está localizada na Aldeia da Praia, um condomínio de luxo em Guarapari. E há duas formas de chegar na praia: uma é percorrendo todas as praias antes (sim, nessa sequência, a Praia do Netuno é a última), a partir da Praia dos Adventistas: Praia da Aldeia, Praia dos Ventos e depois, a Praia das Conchas!

Porém, existe uma forma mais rápida de chegar, que é através das pedras, pelo lado da Praia do Morro. A imagem abaixo mostra uma vista panorâmica da Praia da Cerca e a Praia do Carlito. Basta seguir por esse caminho, caminhando alguns minutos para ter acesso à Praia do Netuno!


No percurso, há uma pequena trilha, mas há a opção de passar por baixo, pelas pedras mesmo, se vocês quiserem!


Na foto abaixo, o primeiro vislumbre da Praia do Netuno, com a Praia das Conchas em segundo plano!


Agora atenção às três fotos abaixo: nesse trajeto, dependendo da subida da maré, vocês contornarão essa casa, dando a volta por um pequeno manguezal. Se a maré estiver cheia, a água estará pouco abaixo do joelho, tá?

Não recomendo muito atravessar direto sem passar pela área do manguezal, pois as pedras aí são soltas e escorregadias!


Enfim, chegamos na Praia do Netuno! Observem que a faixa de areia é bem curta, branquinha e o mar tranquilo porém, com muitas pedrinhas pontiagudas já na beira d'água! Embora seja uma belíssima praia, pra tomar banho eu não curti muito, por causa da quantidade enorme de pedras que ela tem...


Vamos agora à polêmica história dessa praia: como vocês podem ver, nessas fotos a estátua do Netuno ainda está lá - elas foram tiradas no início de Abril de 2021. Na verdade, eu dei sorte, pois no dia 27 do mesmo mês saiu nos jornais que a estátua havia sumido!

Várias versões do ocorrido começaram a surgir e o que se ficou sabendo é que, provavelamente, foi uma família que mora ali nas proximidades que retirou a estátua, pois a mesma estava atraindo muitas pessoas para o local, pra tirar fotos e postar nas redes sociais; eu mesmo já ouvi o relato de que ela foi retirada para manutenção e outro boato ganhou força (esse sim, com mais chances de ser verídico), sustentando que após tomar a vacina contra a Covid-19, a estátua do Netuno virou um jacaré e fugiu solto no mar, atrás do rabo de saia de uma sereia! Será??? 😂😂😂


Como disse acima, não curti muito a praia para banho, mas ela é excelente pra tirar altas fotos, se liga nas fotos abaixo:


Vocês já conhecem a Praia do Netuno? Já tiraram fotos quando a estátua ainda estava lá? Me contem aí que eu quero saber!

Como chegar:

Partindo de Vitória, siga pela Rodovia do Sol em direção ao sul, passando por Setiba. Chegando em Guarapari, após passar a pedreira e a antiga entrada principal das Três Praias, siga em frente e ao avistar o semáforo no cruzamento (há um posto de gasolina à direita), vire à esquerda (na esquina do Galetos Zani) na Av Paris e siga em frente, até chegar na praia. Vire à esquerda e vá até o final da Praia do Morro pela orla da praia e vire à esquerda novamente na última rua para chegar na Praia do Carlito, que fica ao lado da Praia da Cerca. A partir daí, siga pelas pedras até chegar na praia. Para chegar na praia pelo lado da Praia dos Adventistas, faça o mesmo trajeto e quando estiver na Av Paris, siga em frente, sentido Praia do Morro. Ao avistar o Posto Ale, entre na Rua Sevilha (uma rua antes do posto) e siga em frente, mantendo-se sempre à direita. Há uma estrada de chão e lá na frente haverá uma bifurcação. Vire à direita e siga em frente. Você subirá e descerá um morrinho e chegará na Praia dos Adventistas. Contorne a pedra à direita que fica no início da Praia da Aldeia. Após atravessar a praia, siga pelas pedras até chegar na Praia dos Ventos. Siga em direção à Praia das Conchas pelo corredor à direita ao lado da guarita e depois pelas pedras até chegar na Praia do Netuno.
 
   
 
Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...