As Melhores Trilhas Ecológicas Para Fazer em Regência!

Compartilhe com seus amigos!

Além de ter uma importância muito grande para o surf capixaba, a Vila de Regência é também um excelente lugar para fazer trilhas e estar em contato com a natureza! Portanto, descubra agora quais são as melhores trilhas ecológicas para fazer em Regência!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização da Vila de Regência

A Vila de Regência, ou Regência Augusta, é um distrito da cidade de Linhares, no norte do Espírito Santo. Aliás, é conhecida nacionalmente no mundo do surf por ter a melhor onda do Espírito Santo e uma das melhores do Brasil!

As Trilhas Ecológicas de Regência

Porém, Regência não se resume apenas ao surf! A vila tem também outros atrativos turísticos, como suas 4 trilhas ecológicas: a Trilha do Farol, Trilha do Porto, Trilha da Ritinha e a Trilha da Mariquinha. Aliás, todas são de nível leve e indicadas para qualquer tipo de pessoa, desde crianças a adultos.

Trilha do Farol

A Trilha do Farol foi a que eu mais gostei de fazer! Ela fica no coração da vila e tem esse nome, obviamente, por causa do farol – não o antigo, mas o atual.

Porém, é quando adentramos nessa área fechada que a trilha começa a ficar mais interessante! Aliás, é muito importante estar atento aos sons da natureza, pois é comum, não só nas trilhas, mas por toda a vila, você se deparar com algum animal silvestre!

A trilha do farol termina na praia, mas durante o percurso, encontramos muitos cajueiros, cactos e outras árvores nativas da região! Aliás, essa é a trilha mais extensa de todas e dá pra fazê-la, dependendo do seu pique, em mais ou menos uma hora! Claro, procure fazê-la sem pressa, focando principalmente na sua conexão com a natureza!

Trilha do Porto

Essa trilha fica dentro do Centro Ecológico de Regência e é uma das atrações do lugar! De fato, é mais curta e termina na foz do Rio Doce, pertinho do mar!

Por se tratar de um local onde o foco é educação ambiental, ao longo da trilha veremos algumas placas, informando, por exemplo, as espécies de animais e plantas que podemos encontrar por lá, como por exemplo: guaiamum, maritaca e aratu (animais); murta do mato, pitanga e aroeira (plantas).

No meio da trilha tem um córrego e logo às margens eu vi um guaiamum enorme! Chegando na ponte, já é praticamente o final da trilha! Lembrando que como essa trilha fica dentro do Centro Ecológico, é preciso ficar atento aos dias e horários de visitação.

Trilha da Ritinha

A Trilha da Ritinha fica praticamente na praia e é bem curta. Ela está localizada numa APA – Área de Preservação Ambiental, pertencente à Reserva Biológica de Comboios, cuja sede fica a 7 Km de distância da vila.

Além da vegetação de restinga, lá tem também muitas espécies, se não me engano, de samambaias! Além disso, essa trilha é top demais também pra ver o pôr do sol!

A última trilha é a Trilha da Mariquinha, porém, eu não tive tempo de fazê-la, pois só passei 2 dias em Regência e tive que otimizar meu tempo pra curtir o lugar, além de gravar stories e tirar fotos. Porém, já posso adiantar que ela é semelhante à Trilha da Ritinha e tem esse nome por causa da Pousada Tia Mariquinha! Enfim, quando retornar, pretendo fazê-la e então, atualizo as informações aqui, ok?

Portanto, se você gosta de fazer trilhas ecológicas e estar em contato direto com a natureza, Regência é de fato, um lugar obrigatório para você conhecer! Pra mim foi uma experiência fascinante e tenho certeza que será para você também!

Como chegar:

Partindo da Grande Vitória, pode-se passar pela BR-101 ou a ES-010; a segunda opção passa por Aracruz e à primeira vista parece até ser mais perto, porém, a partir de Barra do Riacho, o asfalto termina e aí é estrada de chão até chegar em Regência. Indo pela BR é bem mais tranquilo, pois o trajeto é todo asfaltado. Chegando em Bebedouro, vire à direita na rotatória, seguindo pela ES-440 até chegar no litoral. Quando estiver perto do destino, aí sim, seguirá pela estrada de chão, que é a única opção. Ao chegar na Base do Projeto Tamar, vire à esquerda e siga em frente + 7 Km até chegar no destino.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Linhares!

Lagoa Nova: Um Paraíso Natural no Norte Capixaba!
O Que Fazer em Regência: Roteiro de 2 Dias!
Porto de Regência: Um Ótimo Lugar Para Apreciar a Natureza
!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

1 thoughts on “As Melhores Trilhas Ecológicas Para Fazer em Regência!”

Deixe seu comentário