Trilhas Ecológicas de Regência - Linhares

Regência é conhecida nacionalmente como o "Point" do Surf Capixaba! Mas essa "Vila Mágica" vai muito além, pois lá se respira história e cultura, além de ser um lugar incrível pra fazer trilhas! Isso mesmo, trilhas! Quando estive lá eu percorri quase todas e nessa matéria eu conto pra vocês como foi!
 
 
 
Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Lá nós somos + de 57,8 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!
 
Antes de falar sobre as trilhas, vocês precisam entender que o distrito de Regência possui um potencial turístico GIGANTESCO e lá tem muita coisa para ver e fazer! Pra se ter uma ideia, quando fui, fiquei só 2 dias (na verdade, foi menos um pouco, se contar o trajeto de carro de ida e volta) e tive que otimizar muito o meu tempo pra aproveitar o máximo desse curto espaço de tempo!

A vila te surpreende positivamente, seja pela sua beleza natural, sua vibe, a história, os moradores de lá... enfim, é um lugar incrível e maneiro para explorar!

Vamos lá: São basicamente 4 as trilhas de Regência:

  • Trilha do Farol;
  • Trilha do Porto
  • Trilha da Ritinha
  • Trilha da Mariquinha

Todas as trilhas são de nível leve, indicadas para qualquer tipo de pessoa, desde crianças a adultos. As únicas recomendações são: levar consigo água, repelente e protetor solar.

- Trilha do Farol

A Trilha do Farol foi a que eu mais gostei de fazer! Ela fica no coração da vila e tem esse nome, obviamente, por causa do farol - não o antigo (até já falei sobre ele nessa matéria), mas o atual!


A trilha começa a ficar legal quando adentramos nessa área fechada! É interessante estar atento aos sons da natureza, pois é comum, não só nas trilhas, mas por toda a vila, vocês se depararem com um animal silvestre - e isso é maneiro, viu?


A trilha do farol termina na praia e durante o percurso, encontrei muitos cajueiros, cactos e outras árvores nativas da região!


Essa trilha é a mais extensa das demais e dá pra fazê-la, dependendo do seu pique, em mais ou menos uma hora! Claro, procure fazê-la sem pressa, tá, focando principalmente na sua conexão com a natureza!

Trilha do Porto

Essa trilha fica dentro do Centro Ecológico de Regência e é uma das atrações do lugar! É mais curta, que termina na foz do Rio Doce, pertinho do mar!


Por se tratar de um local onde o foco é educação ambiental, ao longo da trilha veremos algumas placas, informando, por exemplo, as espécies de animais e plantas que podemos encontrar por lá, como por exemplo: guaiamum, maritaca e aratu (animais); murta do mato, pitanga e aroeira (plantas).


No meio da trilha tem um córrego e logo às margens eu vi um guaiamum enorme! Chegando na ponte, já está praticamente no final da trilha!


Lembrando que como essa trilha fica dentro do Centro Ecológico, fiquem atentos aos dias e horários de visitação, ok?

- Trilha da Ritinha

A Trilha da Ritinha fica praticamente na praia e é bem curta. Ela está localizada numa APA - Área de Preservação Ambiental, pertencente à Reserva Biológica de Comboios, cuja sede fica a 7 Km de distância da vila.


Além da vegetação de restinga, lá tem também muitas espécies, se não me engano, samambaias! E essa trilha é top demais sabe pra quê? Pra ver o pôr do sol! Olha só a foto abaixo!


A última trilha é a Trilha da Mariquinha, mas não tive tempo de fazê-la, pois como disse, tive que otimizar meu tempo pra curtir o lugar, gravar stories, tirar fotos... porém, já posso adiantar que ela é semelhante à Trilha da Ritinha e tem esse nome por causa da Pousada Tia Mariquinha!

Quando retornar em Regência, pretendo fazê-la e aí, atualizo essa matéria pra vocês, ok?

C
omo chegar:

Partindo da Grande Vitória, pode-se passar pela BR-101 ou a ES-010; a segunda opção passa por Aracruz e à primeira vista parece até ser mais perto, porém, a partir de Barra do Riacho, o asfalto termina e aí é estrada de chão até chegar em Regência. Indo pela BR é bem mais tranquilo, pois o trajeto é todo asfaltado. Chegando em Bebedouro, vire à direita na rotatória, seguindo pela ES-440 até chegar no litoral. Quando estiver perto do destino, aí sim, seguirá pela estrada de chão, que é a única opção. Ao chegar na Base do Projeto Tamar, vire à esquerda e siga em frente + 7 Km até chegar no destino.
 
   
 
Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...