As Três Praias em Guarapari É Um Paraíso a Ser Descoberto!

Compartilhe com seus amigos!

Por certo, em algum momento da sua ida a Guarapari, você já deve ter ouvido falar das famosas “Três Praias”! Aliás, quem já as conhece sabe muito bem que se trata de três praias incríveis e de rara beleza! Ou seja, é um verdadeiro paraíso a ser descoberto na principal cidade turística do Espírito Santo!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Sem dúvida, Guarapari é o principal destino turístico, não só no Verão, mas o ano todo! O município possui inúmeras praias de raríssima beleza, porém, grande parte do público (principalmente os turistas) costumam frequentar mais a Praia do Morro e as praias do Centro. Por outro lado, um pouco distante dessas “praias urbanas”, encontram-se essas três belíssimas praias, as famosas “Três Praias”!

A História das Três Praias

Aliás, quando afirmo que muitos turistas ainda desconhecem as Três Praias, não é por falta de interesse, mas na verdade, porque o acesso esteve fechado durante um longo período. Anos atrás, no início dos anos 2000, houve o interesse de se construir um resort no local, mas a obra foi embargada e por consequência, não foi possível mais acessar as praias pela antiga entrada.

Aliás, veja a diferença nas fotos abaixo, das Três Praias no ano de 1971 e nos dias atuais.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Terra Capixaba ®️ (@terracapixaba)

Daí em diante, foram anos e anos de brigas na justiça e até então, o acesso às praias eram feitos através da Praia dos Adventistas ao sul e pela Praia do Boião em Perocão ao norte, passando ainda pela Praia do Morcego. Porém, esse ano (2023) o acesso foi liberado através da construção de uma passarela de acesso na Rodovia do Sol, que conta também com estacionamento para 40 veículos.

A nova passarela de acesso às Três Praias

A nova trilha ecológica que dá acesso às Três Praias tem o nível de dificuldade leve, numa caminhada de 1,2 Km. A passagem intercala trechos pavimentados com rampas de madeira, sendo acessível também para cadeirantes. Além disso, ela pode ser feita à pé ou de bicicleta. Ao longo do percurso é possível observar a vegetação nativa da região e as diferentes cores que a natureza proporciona! O final da trilha é exatamente na pedra que faz divisa da Praia Mateus Lopes com a Praia dos Adventistas.

YouTube player

Sem dúvida, as Três Praias é um lugar maravilhoso, ideal para passar o dia com toda a família, porque são praias que não tem ondulação nenhuma! A “praia”, digamos assim, leva esse nome porque ela se divide através de rochedos que separam uma enseada da outra, compondo as “Três Praias”; são elas:

Praia Mateus Lopes: águas rasas e calmas

Localizada ao norte, tem 175 metros de extensão.

Praia da Leontina: um refúgio ideal para relaxar

Essa é a praia do meio, com 286 metros de extensão.

Praia do Saco ou Ancoradouro: um verdadeiro paraíso selvagem

É a menor das três, com 160 metros de extensão.

Com o intuito de te apresentar informações mais detalhadas de cada praia, publiquei matérias individuais, uma vez que há muito conteúdo a mostrar! Só clicar nos links abaixo, ok? Contudo, o mais importante de tudo é que, depois de um longo período, esse santuário ecológico está novamente à nossa disposição!

Praia Mateus Lopes: Águas Rasas e Calmas em Guarapari!
A Praia da Leontina: Um Refúgio Ideal Para Relaxar em Guarapari!
Praia do Saco ou Ancoradouro: Paraíso Selvagem em Guarapari!

Como chegar:

Siga para Guarapari pela Rodovia do Sol em direção a Guarapari. Após passar por Setiba e a pedreira, você verá a entrada do Condomínio Alphaville logo à frente, à direita. Deixe o carro no estacionamento e faça o percurso através da trilha ecológica.

Pela Praia dos Adventistas: Após fazer o trajeto acima, depois de passar do Condomínio Alphaville, siga em frente e ao avistar o semáforo no cruzamento (há um posto de gasolina à direita), vire à esquerda (na esquina do Galetos Zani) na Av Paris e siga em frente, sentido Praia do Morro. Ao avistar o Posto Ale, entre na Rua Sevilha (uma rua antes do posto) e siga em frente, mantendo-se sempre à direita. Há uma estrada de chão e lá na frente haverá uma bifurcação. Vire à direita e siga em frente. Você subirá e descerá um morrinho e chegará na Praia dos Adventistas. Chegando lá, siga para o norte e chegará na Praia Mateus Lopes.

Por Perocão ao sul, passando pela Praia do Boião e a Praia do Morcego: Após passar por Santa Mônica, indo em direção ao Centro de Guarapari, ao avistar um semáforo, onde há um açougue e uma delegacia de polícia à direta, vire na primeira à esquerda, a Rua Marcelino Vieira. Siga até o final e após passar pela ponte, vire à esquerda na Peixaria do Romário. Siga em frente e ao encontrar uma bifurcação, mantenha-se à esquerda. Logo à frente está a Praia do Boião. Vá para o final da praia e depois atravesse a trilha à sua direita, até chegar na Praia do Morcego. Continue em frente, passando pelas pedras e chegará na Praia do Saco ou Ancoradouro.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Guarapari!

Fim do Pedágio: 5 Praias Para Conhecer no Norte de Guarapari!
Setiba: 4 Paraísos Secretos Para Explorar em Guarapari!
Verão em Guarapari: 12 Praias Para Visitar em Apenas 1 Dia!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

1 thoughts on “As Três Praias em Guarapari É Um Paraíso a Ser Descoberto!”

Deixe seu comentário