Ilha das Caieiras: Berço da Tradicional Torta Capixaba!

Compartilhe com seus amigos!

Na semana passada eu tive a oportunidade de conhecer a Ilha das Caieiras, berço da famosa Moqueca Capixaba de Siri e a tradicional Torta Capixaba. É um lugar muito interessante de se conhecer, além de contar com um visual incrível.

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

O reconhecimento ao trabalho da Prefeitura

Mas antes quero parabenizar o trabalho que a Prefeitura Municipal de Vitória fez no Bairro São Pedro, vizinho da Ilha das Caieiras: Além do deck que corta fora a fora, há uma academia ao ar livre e uma área de lazer excelentes para crianças. Simplesmente demais! Somos acostumados a reclamar do descaso das autoridades, mas quando fazem um trabalho bem feito, temos que elogiar e a Prefeitura está de parabéns!

Pessoal, a Ilha das Caieiras faz parte da Grande São Pedro e está localizada na parte oeste da cidade de Vitória. Seu nome vem da fabricação artesanal de cal de ostra, instalada no início do século XX. Há vários restaurantes especializados em frutos do mar e os moradores – a maioria pescadores que sobrevivem da pesca.

Os restaurantes de lá são bem aconchegantes e há várias mesas espalhadas no pier à beira do rio onde os garçons servem seus clientes. Eu tive a oportunidade de comer um prato executivo do restaurante “Tempero da Ilha”, que serve também a moqueca capixaba, casquinha de siri, torta capixaba, entre outros.

Entre aos barcos atracados há uma grande quantidade de garças que sobrevoam o local e depois pescam, dando vôos rasantes e mergulhando no rio. Um espetáculo gratuito da natureza. Elas ficam alocadas em grupos nas diversas naus atracadas no local.

No atracadouro – que tem como fundo o Mestre Álvaro – há ainda alguns barcos que fazem turismo náutico, levando os turistas para um passeio de duas horas no manguezal. Não tive a oportunidade de ir, mas da próxima vez espero poder curtir esse passeio.

Como chegar:

A partir do centro de Vitória, pelo bairro Santo Antônio, chegando na Grande São Pedro ou por Maruípe, pela Rodovia Serafim Derenzi, que circunda toda a Costa Oeste da capital.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Vitória!

Conheci o Parque da Fonte Grande!
Conheci o Parque Natural Municipal Chácara Von Schilgen!
Praia do Meio: Conhecem o Famoso “Havaízinho”?
Um Passeio Pela Enseada do Suá!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário