Projeto Tamar - Vitória

Vitória possui um grande potencial turístico que agrada a todos os públicos - praias, parques, museus e lugares históricos. No ano de 2012 a cidade ganhou um Centro de Visitantes do Projeto Tamar, que tem como objetivo conscientizar seus visitantes sobre a preservação das tartarugas marinhas. Hoje eu conto para vocês como foi essa visita!


Siga agora o Terra Capixaba na
s redes sociais:

Facebook / Twitter / Google+ / YouTube / Tumblr / Pinterest / Flickr / Panoramio


Confiram também: 

Enseada do Suá
Praça do Papa
Reserva Ecológica Ilha do Papagaio

Localizado na Praça do Papa, o Centro de Visitantes de Vitória é o segundo no Espírito Santo - o outro está localizado em Regência, Linhares - e um dos oito espalhados pelo Brasil: Fernando de Noronha/PE, Oceanário de Aracaju/SE, Arembepe e Praia do Forte/BA, Ubatuba/SP e por último, Florianópolis/SC. Esses centros funcionam como núcleos de sensibilização e educação ambiental, além de oferecerem lazer, entretenimento e serviços.

E uma curiosidade: Vocês sabiam que o nome Tamar foi criado a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha? Essa abreviação tornou-se necessária porque o espaço para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos é muito restrito. Interessante, não?

O Centro de Visitantes de Vitória ocupa hoje a área total de 15 mil metros quadrados da Reserva Ecológica Ilha do Papagaio e possui diversas atrações como visitas orientadas, espaços temáticos, área de lazer com mirante, um auditório para realização de palestras e exibição de vídeos, dois tanques com espécimes de tartarugas marinhas e uma loja temática.

E falando nas visitas orientadas, elas são bem legais! Conhecemos uma área onde há material biológico com fósseis de tartarugas, alguns filhotes de diversas espécies e até alguns ovinhos que ficam expostos em vidros de conserva.

Mais adiante, fomos apresentados a um fóssil do Archelon, uma espécie de tartaruga marinha gigante que viveu há 70 milhões de anos atrás! Já no Mirante há uma maquete com informações sobre a Ilha da Trindade, principal local de desova de tartarugas verdes, com cerca de 3.600 ninhos por ano! Demais, né não?

Mas a melhor parte do passeio mesmo é visitar o tanque principal e poder alimentar as duas tartarugas que ficam ali! É nessa hora que as crianças - e até os adultos se esbaldam! E realmente, é muito legal ver aquelas tartarugas ali bem de pertinho, entender e poder passar para as futuras gerações a importância da preservação dessas espécies e do meio ambiente.

Tá aí pessoal, um excelente passeio para fazer com a família: divertido, prazeroso e acima de tudo, educativo! 

Como chegar:

Indo pelo Centro de Vitória, siga pela Av Beira Mar em direção à Praça do Papa e entre pelo Horto Mercado, seguindo pelo estacionamento em frente à Capitania dos Portos. Vire à direita no prolongamento do estacionamento ao lado do Restaurante. Saindo da Praia de Camburi ou Vila Velha pela Terceira Ponte, siga em direção ao Centro. Após passar pela Praça do Papa, faça o retorno e entre no Horto Mercado, seguindo pelo estacionamento em frente à Capitania dos Portos. Vire à direita no prolongamento do estacionamento ao lado do Restaurante.

Horário de Funcionamento:


De Terça a Domingo, de 8:30 às 17:00 horas
Escolas e grupos devem fazer agendamento prévio.
 


Atividades aos Fins de Semana:

Visita guiada às 10:00 horas, 12:00 horas e 15:00 horas
Alimentação interativa das tartarugas às 11:00 horas e 16:00 horas 


Tel.: (27) 3225-3787
E-m
ail: tamarvitoria@tamar.org.br


Valor do Ingresso:

Inteira: R$12,00 - Meia: R$6,00 - Crianças até 5 anos não pagam

Fonte: Projeto Tamar



Antes de encerrar, um lembrete MUITO IMPORTANTE: ao visitar os pontos turísticos, não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...